O LinkedIn é, atualmente, a maior aposta de quem contrata. A rede social,
criada em 2002, é considerada a maior plataforma profissional a nível mundial.
Com o objetivo de conectar recrutadores de empresas a potenciais candidatos,
constam já em carteira 500 milhões de utilizadores, distribuídos por 200 países
que filtram a proposta de emprego ideal dentro de um leque de cerca de 10
milhões de empregos ativos.
Desta forma, o facto de as empresas recrutarem cada vez mais através desta
rede social faz com que o teu perfil se torne a tua carta de apresentação. O
facto de, por vezes, os nossos perfis serem vagos ou incompletos torna difícil
a nossa seleção, em processos de recrutamento. Por isso, um bom perfil é cada vez mais
interpretado pelos recrutadores como um sinal de interesse, dedicação e
preocupação com o contexto profissional.
Assim sendo, uma vez que a entrada no mundo de trabalho é um motivo de
preocupação ou de insegurança para muitos de nós, deixamos aqui ficar algumas
dicas sábias de Fernanda
Brunsizian, Gestora Sénior de
Comunicações da LinkedIn América Latina, Espanha e Portugal, que ajudarão não
só a que o teu perfil se destaque positivamente, aos olhos de potenciais
recrutadores, como também aos olhos de todos os teus contactos, que poderão ser
uma ótima fonte de recomendações.
1. Perfis
com foto são 14 vezes mais vistos. A fotografia do perfil não tem que ser
necessariamente formal: há que pesar o meio de trabalho em que te inseres ou
queres inserir e adequá-la ao seu grau de formalidade, mas, principalmente, é
essencial que esta reflita a tua identidade e personalidade.
2. Define bem a tua
atual profissão, de forma a facilitar as pesquisas. No caso de seres
estudante ou recém licenciado, deverás colocar isso mesmo (universidade, área,
grau, ...) visto que é essa a palavra que os recrutadores pesquisam quando
procuram alguém que se encontre nessa fase de vida. No entanto, poderás colocar
um slogan que defina quem és, como por exemplo “apaixonado por startups”. Além
disso, no campo “gostos/interesses” poderás dar aso à tua imaginação e
apresentares quais são as tuas áreas de interesse num emprego futuro.
3. Tem o
perfil traduzido em mais de que um idioma. O LinkedIn oferece a possibilidade
de teres o teu perfil apresentado em línguas diferentes dentro da mesma URL.
Basta clicares na seta ao lado do botão “Ver perfil como” e selecionar a opção
“Criar perfil em outro idioma”. O site apresentará as informações atuais apenas
precisarás de as traduzir.
4. Personaliza
a tua URL e surgirás como primeira opção nas pesquisas efetuadas no Google.
Ao
personalizares o link com um nome profissional, à tua escolha, ganharás uma
nova assinatura, mais precisa e mais facilmente identificável nas pesquisas
efetuadas em motores de busca. Para o
editares, seleciona o ícone “Editar perfil publico e URL” na pagina “eu”. Se o
teu apelido for muito comum, podes sempre optar pelo mais diferente, de forma a
conseguires destacar-te dos teus homónimos.
5. Fotos
de fundo devem ser profissionais. Evita colocar imagens muito pessoais como
foto de fundo do teu perfil. Opta sempre por ambientes neutros, tais como, por
exemplo, escritórios.
6. Altera
entre visualizações públicas e anónimas. No LinkedIn, existe a possibilidade
de navegares em perfis sem que sejas identificado pelo detentor da conta.
Utiliza, então, esta função quando a reciprocidade da visita ao teu perfil não
for vantajosa como, por exemplo, em pesquisas pessoais ou de trabalho. Caso te
estejas a preparar para uma entrevista de emprego ou de projeto, utiliza antes
o modo de visualização pública quando estiveres a estudar os perfis dos
envolvidos – isso mostra a tua proatividade.
7.
Investe num bom resumo. No cabeçalho inicial do teu perfil, podes
apresentar-te através de um resumo. Para que este seja eficaz, ao escreveres,
imagina que um recrutador te pediu para contares quem és. É essa a resposta que
ele procurará na tua apresentação. Podes sempre pedir pareceres de colegas ou
professores, que complementem e autentifiquem as tuas conquistas e a tua
identidade.
8. Utiliza
os recursos audiovisuais para te diferenciares. Esta ferramenta é
especialmente boa para aqueles que procuram profissões visuais, tais como
arquitetura ou design.
É
uma é boa forma de atualizares periodicamente os teus arquivos, de forma a que
o perfil não fique demasiado tempo estagnado.
9. Não
te esqueças de preencher o campo “outros”, em que se incluem as organizações
filantrópicas e os projetos de voluntariado. As empresas procuram e
valorizam estas experiências.
10. Pretendes
entrar em contacto com alguém ou com alguma empresa em particular e tens uma
conexão em comum? Pede a essa pessoa para que te apresente ou faça chegar o
teu contacto.
11. Testa
o teu talento para a escrita. A ideia é que transformes o teu perfil num
blog. Se os teus pensamentos forem claros e apelativos, podem ser repassados
entre as tuas conexões, entre as conexões delas e por aí em diante,
transformando-te num “Influencer”. Usa o teu bom senso: o LinkedIn é uma rede
profissional.
12. Interage
com as tuas conexões. Felicitar por um novo emprego, por exemplo, faz parte
da manutenção de um bom relacionamento.
13. Sê criterioso no momento de aceitares novas conexões. No
LinkedIn o que efetivamente importa é
a qualidade da rede que constróis uma vez que é através dela que recebes as
informações sobre o mercado.

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